
A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II para combater crimes cibernéticos que envolvem abuso sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. No Piauí, foram cumpridos 6 mandados de busca e apreensão, sendo três mandados cumpridos pela Polícia Federal na cidade de Parnaíba e três mandados cumpridos pela Polícia Civil nas cidades de Teresina e Altos.
Ao todo, 451 policiais federais e 150 policiais civis estiveram em campo, cumprindo 127 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão preventiva, ao mesmo tempo, em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Durante a operação, 26 pessoas foram presas em flagrante por estarem diretamente envolvidas nos crimes investigados.
Segundo a Polícia Federal, essa ação é uma continuação da Operação Proteção Integral I, feita em março deste ano. O objetivo é identificar, prender e responsabilizar pessoas envolvidas em crimes sexuais contra crianças e adolescentes, principalmente na internet.
Os dados de 2025 mostram o tamanho do problema: entre janeiro e abril, a PF já cumpriu 612 mandados de prisão de pessoas procuradas por crimes sexuais que ainda não haviam sido presas.
A Polícia Federal também destacou que é fundamental que as famílias participem da prevenção. Em nota, orientou que pais e responsáveis devem acompanhar e orientar seus filhos, tanto no mundo real quanto no virtual, para protegê-los de situações de risco.
Fonte: Brasil 247