A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em uma ação conjunta com a Polícia Civil e a Polícia Militar, cumpriu nove ordens judiciais nesta terça-feira (17), no município de Picos.
A operação teve como foco desarticular um grupo criminoso que atuava na região e que é suspeito de ligação com uma organização criminosa maior, além de participação em um chamado “tribunal do crime” registrado no fim de 2025. Os investigados já vinham sendo acompanhados pelos setores de inteligência da Polícia Civil, o que possibilitou o aprofundamento das apurações e a execução da ofensiva policial.
Como resultado da ação, dois homens e uma mulher foram levados para a delegacia. As equipes também apreenderam cerca de 10 quilos de drogas, além de uma quantia relevante em dinheiro.
Segundo o delegado Charles Pessoa, a iniciativa reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate à criminalidade. Ele destacou que o trabalho conjunto, baseado em investigação e inteligência, tem sido fundamental para desarticular organizações criminosas e diminuir os índices de violência na região.
A operação contou com a participação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Delegacia Seccional de Picos, da Diretoria de Inteligência da Polícia, da Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Picos, além da Polícia Militar, por meio do 4º Batalhão, da Rocam, do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Fonte: SSP-PI