A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta quarta-feira (28), a 'Operação Sommelier' com o objetivo de combater a comercialização ilegal de vinhos, espumantes e outras bebidas alcóolicas neste fim de ano no Piauí. A investigação foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC/GRINCOT) e resultou no cumprimento de vários mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina.
Segundo a polícia, são seis alvos na operação, sendo residências e estabelecimentos comerciais localizados nas cidades de Teresina e Pedro II. Esses locais estariam comercializando de forma ilegal as bebidas sem o devido recolhimento de impostos e demais adequações legais.
A Polícia enfatiza que o esquema representava um risco para a sociedade piauiense e de regiões limítrofes, pois o os criminosos vendem os produtos ilegais em plataformas digitais, redes sociais e também fisicamente, não havendo qualquer fiscalização quanto a procedência dos produtos vendidos.
Ao todo, foram apreendidas aproximadamente 500 garrafas de vinhos e espumantes, sendo a maioria com rótulos de marcas importadas, as quais não possuem qualquer garantia de originalidade e procedência.