Polícia

OPERAÇÃO SEM DESCONTO

Nova fase da operação contra fraudes no INSS é deflagrada no Piauí e outros estados

Operação Sem Desconto mira grupo suspeito de aplicar descontos indevidos em aposentadorias e pensões

Da Redação

Quinta - 13/11/2025 às 08:30



Foto: Polícia Federal Nova fase da Operação Sem Desconto apura esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios do INSS
Nova fase da Operação Sem Desconto apura esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios do INSS

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mandados judiciais estão sendo cumpridos no Piauí, Distrito Federal e mais 12 estados.

De acordo com a investigação, o grupo suspeito realizava lançamentos indevidos de descontos em benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas, sem autorização dos titulares. O esquema envolvia fraudes em sistemas oficiais e o uso de associações e sindicatos fictícios, com o objetivo de obter vantagem financeira indevida.

Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.

Os investigados podem responder por inserção de dados falsos em sistemas públicos, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, formação de organização criminosa, além de lavagem e ocultação de bens.

A CGU reforçou que denúncias sobre o caso podem ser encaminhadas por meio da plataforma Fala.BR, mantida pela Ouvidoria-Geral da União. O órgão orienta que o cidadão escolha a opção “Operações CGU” e informe o nome da operação e o estado de ocorrência.

Fonte: CGU e PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: