
Um grupo criminoso ligado a facção criminosa PCC, investigado por homicídios, tráfico de drogas, assaltos e vandalismo foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Piauí, na manhã desta quarta-feira (23), nas zonas Norte e Leste de Teresina. Ao todo, foram cumpridos 28 mandados judiciais, sendo 10 de prisão e 18 de busca e apreensão, nos bairros Parque Firmino Filho e Povoado Soinho.
A ação foi realizada no âmbito do Pacto Pela Ordem e coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). Segundo as investigações da Polícia Civil, o grupo atuava com intimidação à população, por meio de pichações com símbolos da facção, exibição de armas de fogo e ameaças diretas a moradores.
Um dos líderes da organização, identificado como I.H.S.F., conhecido como “Dim”, teria assumido o comando após a prisão do irmão em 2023, quando foram apreendidas armas utilizadas em crimes violentos.
Além do núcleo principal, a polícia identificou outra célula criminosa na região conhecida como “Vila das Torres”, apontada como centro de planejamento e coordenação do tráfico de drogas, operando com estrutura hierárquica e divisão de funções.
A operação contou com apoio da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Polícia Civil, BOPE, BEPI, FEISP, Guarda Civil Municipal, BOPAER, DRCI, DEBESP, Delegacia de Polícia de Nazária e 12ª Delegacia de Polícia.