
Até o momento, 7 pessoas foram presas durante a Operação Punitio, deflagrada nesta terça-feira (13), em Piripiri e Pedro II, conforme diretrizes do Pacto pela Ordem.
Segundo o delegado Lucas Klinger, titular da Delegacia de Combate a Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) de Piripiri, a operação visa prender os supostos mandantes e executores de crimes de homicídio e tentativa de homicídio ocorridos em Piripiri.
Um dos homicídios investigados é o de Elifrance Souza, conhecido como Hélio, de 40 anos, que foi encontrado morto dentro de uma rede em sua chácara no povoado Buritizinho, na zona rural de Piripiri. Ele teria sido assassinado por motivo de vingança, após denunciar um dos alvos à polícia.
A partir desse homicídio, a polícia identificou uma rede de tráfico de drogas liderada por alguns dos presos nesta terça-feira (13).
Elifrance Souza
"Além disso, a investigação também desvendou locais de vendas e armazenamento de entorpecentes nas duas cidades", acrescentou o delegado.
Mais de 20 mandados judiciais com medidas cautelares foram cumpridos nas duas cidades. Os mandados são de prisão preventiva, prisão temporária e busca e apreensão domiciliar, e visam combater os crimes de homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, roubo e posse/porte de arma de fogo.
Durante a operação, os policiais apreenderam cerca de R$ 10 mil em dinheiro trocado, além de uma grande quantidade de entorpecentes e 3 armas de fogo.
A operação, realizada pela DFHT de Piripiri, conta ainda com o apoio do DRACO, DPM-PCPI, DP de Pedro II, FEISP-SSP, PM de Piripiri, CANIL-SSP, DEPATRI de Piripiri, DP de Piripiri, DEPATRI de Parnaíba, Delegacia de Campo Maior, Delegacia de Esperantina, Delegacia de Piracuruca, BOPE, BEPI, BPRONE e GCM de Pedro II.
Fonte: SSP-PI