O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, declarou que a corporação apoia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, conforme informou o site Valor Econômico. Por outro lado, Rodrigues também enfatizou que espera que o governo federal realize novos concursos para a contratação de mais efetivo.
O texto da PEC foi apresentado aos governadores na última quinta-feira (31) pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, durante uma reunião no Palácio do Planalto. No encontro, Lewandowski cobrou da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, um posicionamento sobre o tema.
“O ministro foi muito claro ontem em externalizar aquilo que nós já propusemos, que é concurso para a Polícia Federal, e eu tenho absoluta confiança na sensibilidade do governo de autorizar esses concursos. A gente precisa ter mais efetivos para dar melhores respostas nas nossas ações”, disse o diretor-geral da PF.
Rodrigues ainda destacou que a PEC proposta por Lewandowski trará maior segurança jurídica para que a PF atue em investigações de incêndios florestais e crimes relacionados a organizações criminosas e milícias privadas.
“A PEC dá um status constitucional, maior segurança jurídica, maior normatização para a medida, e eu vejo isso absolutamente favorável ao combate ao crime”, disse.
Fonte: Brasil 247