Polícia

HOMICÍDIO

Decretada prisão preventiva de PM que matou piloto de motocross em abordagem no Piauí

Agno Santos foi morto enquanto fazia trilha com os amigos

Da Redação

Segunda - 14/03/2022 às 18:12



Foto: Arquivo pessoal Agno Santos
Agno Santos

O 2º tenente da Polícia Militar do Piauí, Hélio Avelino Cardoso, foi preso em flagrante por atirar e matar o piloto de motocross Agno Santos, 21 anos, na tarde de sábado (12), em uma barreira policial na PI-140, na zona rural de Floriano. No domingo (13), o  juiz de Direito Valdemir Ferreira Santos, da Vara Núcleo de Plantão no município, converteu a prisão em flagrante para prisão preventiva

Segundo o magistrado, o policial atingiu a vítima de maneira injustificada. "Nesse contexto, havendo forte indicativo da autoria do flagrado em situação delituosa de gravidade concreta (policial militar de serviço dispara diversas vezes contra vítima por motivo injustificado), é de rigor a manutenção da sua prisão cautelar, como forma de preservar a ordem pública evidentemente abalada, pela recente infração cometida e pela forte probabilidade de reiteração em caso de pronta concessão de liberdade, não se mostrando adequada a conversão em medidas cautelares diversas à prisão”, disse o o juiz na decisão.

Nesta segunda-feira (14), o caso foi transferido para a 9° Vara Criminal da Justiça Militar da Comarca de Teresina, onde será julgado.  De acordo com o magistrado, trata-se de um crime militar, pois foi cometido por um militar em serviço ou atuando em razão da função, em serviço ou atuando em razão da função um civil.

 Entenda o caso

Agno Santos, de 21 anos, morreu após ser baleado por um policial militar na tarde de sábado (12), quando passou por uma barreira policial montada na PI 140, na localidade Água Boa, em Floriano.

Segundo amigos, Agno participava de uma trilha com outros jovens na zona rural de Floriano e usava capacete, equipamentos e uma motocicleta própria para a prática esportiva. Em determinado momento, ele saiu de uma das trilhas e foi para a rodovia, com objetivo de voltar para a cidade. Quando o motociclista avistou a barreira policial, resolveu voltar e neste momento foi baleado.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que o motociclista teria acelerado para escapar da barreira, desobedecendo a ordem de parada.  A Polícia Militar disse ainda que o policial atirou sem a intenção de acertar o motociclista. 

Piloto de motocross é morto por policial militar em blitz e gera revolta em Floriano

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: