Polícia

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Polícia apreende 5 adolescentes que ameaçavam ataques em escolas no Piauí

O secretário de Segurança, Chico Lucas, disse que os menores têm entre 12 e 15 anos de idade

Da Redação

Sexta - 14/04/2023 às 12:27



Foto: Roberto Araújo/ Piauí Hoje Secretário Chico Lucas
Secretário Chico Lucas

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou nesta sexta-feira (14) que cinco adolescentes já foram apreendidos no Piauí por realizar ameaças de ataques em escolas no estado. Os suspeitos são das cidades de Teresina, Buriti dos Lopes, Matias Olímpio, Bom Princípio e Picos. 

Os adolescentes apreendidos têm entre 12 e 15 anos de idade. Segundo o secretário, as ameaças eram feitas por meio de perfis criados pelos menores nas redes sociais. 

Chico Lucas ressaltou que os menores vêm de famílias desestruturadas e que de alguma maneira, chamar atenção para alguma violência que sofrem no ambiente escolar, principalmente o bullying.

O Governo do Piauí criou um grupo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Segurança Pública para executar um plano de ação que envolve diversas medidas emergenciais de combate à violência nas escolas, de cunho mais ostensivo e ações de cunho educativo, pedagógico e estruturante.

Dentre as ações da Seduc, há o fortalecimento da atuação das equipes multiprofissionais da secretaria, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive com a convocação de novos profissionais.

A Seduc fica responsável pela parte de prevenção ao analisar e identificar junto com uma equipe multiprofissional quais as crianças que sofrem o bullying,  quais que apresentam problemas psicológicos. 

Já a Segurança segue na parte de monitoramento das redes sociais, identificando os autores das ameaças e apurando as denúncias que chegam. 

Ações já realizadas pela Secretaria de Educação

– A Seduc convocou 54 novos psicólogos e assistentes sociais para compor as equipes multiprofissionais, que estão atuando na prevenção da violência e nas questões relacionais às competências socioemocionais nas escolas;

– A Seduc orientou todas as escolas a trabalhar o tema de bullying e violência por meio do Projeto Semana Presente, que acontece de 10 a 14 de abril em todas as unidades de ensino;

– A Seduc realiza, desde 2020, o Projeto Estudar Pode Ser Leve, por meio do Canal Educação. A ação tem como objetivo a realização de palestras, rodas de conversas e atividades didático-pedagógicas envolvendo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas que trabalham diretamente com as competências socioemocionais. O programa é transmitido semanalmente em dois momentos.

Canal de Denúncia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. As denúncias estão sendo recebidas por meio de formulário disponível no endereço: www.mj.gov.br/escolasegura. Todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: