A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação “Need for Speed” para combater disputas ilegais de velocidade, direção perigosa e outras condutas ilícitas registradas em vias públicas de Teresina e municípios da região metropolitana. Segundo a SSP, 26 pessoas são investigadas pela prática de "rachas". Até o momento, nove veículos foram apreendidos.
Entre os carros apreendidos está um Porsche 718 Boxster, um Chevrolet Camaro, uma BMW e outros automóveis de alto padrão. A ação integra o Pacto Pela Ordem, programa que reforça o compromisso do Estado com a segurança viária e a preservação da ordem pública.
Os 26 alvos foram identificados após levantamentos realizados pelos órgãos de segurança, que apontaram a atuação recorrente dos investigados em “rachas”, exibições perigosas e condução de veículos de alto desempenho em áreas urbanas.
A Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, novamente apareceu como um dos principais corredores usados para competições clandestinas e manobras arriscadas.
Medidas cautelares e ações judiciais
As equipes policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em 29 endereços residenciais e comerciais em Teresina (PI) e Timon (MA). Também foram executadas medidas cautelares determinadas pela Justiça, como:
- Suspensão da permissão para dirigir ou da CNH, com bloqueio para emissão por seis meses;
- Recolhimento domiciliar noturno e nos fins de semana;
- Proibição de frequentar bares, casas noturnas e locais usados para corridas ilegais;
- Remoção, em 24 horas, de conteúdos nas redes sociais que façam apologia a crimes de trânsito ou exibam manobras perigosas;
- Uso de tornozeleira eletrônica, quando cabível.
O descumprimento das medidas poderá levar à prisão preventiva dos investigados.
O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou a complexidade da investigação e reforçou o risco que as práticas representam.
“Estamos diante de um trabalho minucioso e integrado, que busca restabelecer a segurança nas vias públicas. Essas práticas ilegais representam grave risco não apenas para os envolvidos, mas para toda a população, e continuaremos firmes para garantir que nossas ruas não sejam usadas como pistas de corrida”, pontuou Zanatta.
Ação integrada de segurança
A operação é coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) em conjunto com:
- Polícia Civil do Piauí (PC-PI)
- Polícia Militar do Piauí (PM-PI)
- Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Diretoria de Operações de Trânsito (DOT)
- Gerência de Operações e Investigação Criminal (GOIC)
- Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP)






Fonte: SSP-PI