Uma carga de aproximadamente 260 kg de barbatanas de tubarão foi apreendida nessa quinta-feira (9), na BR-316, em Valença (PI). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga estava avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões.
A apreensão foi realizada durante abordagem da PRF. Os agentes perceberam um comportamento incomum por parte do condutor, além de informações desencontradas sobre a origem e o destino da viagem. Durante a busca no interior do veículo, foram encontrados uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 186 munições.
O motorista disse que era proprietário da arma, apresentou o registro e as notas fiscais correspondentes, mas não apresentou a guia de trânsito necessária para o deslocamento. Quanto às barbatanas de tubarão, ele disse que eram restos de peixe e que seriam utilizadas para a fabricação de ração.
"Mas ele também não possuía nota fiscal dos produtos, nem um registro de pesca, que são documentos obrigatórios conforme a instrução normativa do IBAMA, o que levantou suspeitos sobre a licitude da carne", explicou o inspetor Leandro Caldas.
As barbatanas são um produto de alto valor no mercado asiático, especialmente na China. A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil. No país, podem ser comercializados apenas os animais que foram capturados incidentalmente.
A prática configura a conduta ilícita, segundo a lei de crimes ambientais. Assim, o suspeito foi encaminhado à Delegação de Polícia Civil de Valença, no Piauí, e responderá pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e pelo transporte de pescado proveniente de pesca proibida.