Polícia

Áudio revela como menina era abordada por estuprador no Escolão do Mocambinho

O áudio é de uma testemunha, uma criança que estudava na mesma sala da vítima

Luiz Brandão

Quinta - 02/04/2020 às 08:18



Foto: Piauihoje De bíblia na mão, Paulo Henrique diz ser pastor
De bíblia na mão, Paulo Henrique diz ser pastor


Um áudio em poder da Polícia Civil pode ser a chave para desvendar todo o caso dos estupros seguidos contra a menina M.ET.G, de 13 anos, portadora de microcefalia. Nele, uma criança que estuda e convive com a vítima revela como e quando o estuprador abordava a menina.

No áudio, a criança conta que a cuidadora da aluna especial chama-se Érica e que ela deixava a garota sozinha depois do recreio escolar, quando, então, chegava um homem de cabelo branco, levava a menina para fora da sala e só voltava após o término da aula. Uma cópia do áudio está em poder da família de M.E.T.G.

Ouça o áudio:

WhatsApp Audio 2020-04-02 at 01.14.29.ogg

No dia 26 de março, a Polícia Civil prendeu o parnaibano Paulo Henrique de Oliveira Candido, de 50 anos, que se diz pastor evangélico da Igreja do Fundamento dos Apóstolos e Profetas Restituída. Ele é principal suspeito da prática de estupros seguidos contra a garota, que é portadora de microcefalia e atrofia cerebral.

O crime, já constatado em laudos médicos periciais, ocorreu dia 18 de março. No mesmo dia a família da vítima denunciou o caso na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Segundo as investigações feitas até agora, o estupro teria ocorrido no Escolão do Mocambinho.

Os depoimentos e provas obtidas pelos policiais revelam que a adolescente era abusada sexualmente desde fevereiro, no início do atual ano letivo, suspenso por causa da pandemia do coronavírus.

O pastor Paulo Henrique reside na rua Professor Cordeiro, na Vila Mocambinho I, localidade próxima ao Escolão do Mocambinho, uma escola municipal de tempo integral localizada em um dos bairros mais populosos da Zona Norte de Teresina.

Dados em poder dos investigadores revelam que Paulo era cuidador de crianças com necessidades especiais no Escolão do Mocambinho. Segundo a Polícia, ele teria se aproveitado por ser estagiário da área de enfermagem na escola para estuprar a adolescente.

O pastor foi preso na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) quando prestava depoimento. Os investigadores dizem que ele retirava a menina da sala de aula sob o pretexto de realizar alguns cuidados. "Era nessa saída para outro local no colégio que o crime era praticado", dizem os investigadores.

A Polícia já tem muitos elementos que comprovam que Paulo Henrique Candido como autor dos estupros seguidos da adolescente. O celular dele foi aprendido. "Além dos depoimentos, há laudos periciais nos autos que comprovam o crime. Ele está preso, será conduzido à audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça", disse o delegado geral Lucy Keiko.

Semec
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que já foi aberto o processo administrativo para apurar o caso. "Depois que a polícia terminar as investigações vai repassar à Secretaria. Se for funcionário envolvido, será demitido. A prisão quem faz é a Justiça. A Semec também já se reuniu com a gestão da escola, que passou todas as imagens das câmaras de segurança para a polícia", disse a Semec. 

A Semec disse ainda que o acusado é cuidador de menino e quem tinha a função de cuidar da adolescente era uma cuidadora no turno da manhã. O Piauí Hoje questionou se o acusado não tinha a função de cuidar da vítima, por que ele agia como se tivesse e ainda nenhum funcionário da escola achou isso estranho já que o  homem só poderia cuidar de meninos. Por fim, a Semec disse apenas que a polícia está investigando.

Nota

O portal tentou ouvir a versão do acusado, mas não foi possível porque ele está preso e o nome do advogado de defesa não foi informado à Polícia bem com ao portal, que mantém espaço aberto para a defesa preso.

Nenhum representante da Igreja do Fundamento dos Apóstolos e Profetas Restituída foi localizado para falar sobre a ligação do pastor preso com aquela associação religiosa. A Igreja tem sede na Rua das Pedrinhas, 7035, no bairro Pedra Mole, Zona Leste de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: