O Tribunal do Júri Popular de Teresina condenou o mestrando em Matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, a 18 anos e seis de prisão em regime fechado pelo estupro e assassinato da estudante de Jornalismo Janaína Bezerra.
O julgamento aconteceu no Fórum Cível e Criminal de Teresina do Tribunal de Justiça do Piauí e começou na manhã de sexta-feira, 29 e terminou na manhã deste sábado, 30, durante 21 horas.
Ele foi condenado pelos crimes de fraude processual e vilipêndio de cadáver, cometidos, segundo a acusação, em uma sala de aula durante uma festa de calourada nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no mês de janeiro deste ano de 2023.
O julgamento de Thiago Mayson já tinha sido adiado por duas vezes. Inicialmente, o julgamento de Thiago Mayson foi marcado para 17 de agosto e foi adiado, após a própria Universidade Federal do Piauí não ter comunicado aos servidores sobre a participar do Júri Popular do Júri.
O julgamento foi remarcado para o dia 1° de setembro, mas foi novamente adiado pois o novo advogado de Thiago Mayson, Ércio Quaresma Firpe, alegou que tinha assumido a defesa poucas horas antes da data marcada para o julgamento.
Familiares e amigos que acompanharam o julgamento consideraram a pena pequena diante da quantidade de crimes em que ele estava sendo acusado. A mãe da vítima, Maria do Socorro, acompanhou todo o julgamento.
Um crime de feminicídio pode condenar um réu a 30, 40 anos de detenção.
O juiz Antônio Reis de Jesus Nolleto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, presidiu o julgamento.
Fonte: Oito Meia