Billy Monger tem uma história e tanto no automobilismo. No ano passado, o inglês, então com 17 anos de idade, atingiu em cheio a traseira de um adversário durante corrida da F4, em Donington Park, na Inglaterra. Por conta dos danos severos em suas pernas, as duas tiveram de ser amputadas na altura do joelho. Ele, entretanto, não desistiu da carreira e neste sábado voltou à pista onde sua vida se transformou para sempre.
Pela manhã, Monger anotou a pole position para a prova 1 da F3 Inglesa. Na corrida, ele perdeu a liderança na largada, caiu para sexto lugar, mas se recuperou, fechando a prova na quarta colocação.
- Donington Park é um dos meus circuitos favoritos e, embora seja estranho voltar aqui após o que aconteceu, eu sempre gostei do circuito - Billy Monger
O jovem usa um carro adaptado às suas necessidades. Ele tem o acelerador no lado esquerdo do volante, com o lado direito tendo as duas alavancas para as trocas de marchas. O freio é acionado por pedal, no lado direito (onde normalmente fica o acelerador), através de uma prótese.
No ano passado, o caso comoveu muita gente, e um "crowdfunding" foi iniciado para recolher recursos para a recuperação do jovem, somando uma quantia de mais de 1,3 milhão de dólares em poucos dias. A ação contou com doações de Jenson Button e Lewis Hamilton.
Fonte: globoesporte.com