Nacional

Inscrições para o Sisu 2024 começam hoje (22)

Edição deste ano distribuirá vagas para o primeiro e segundo semestre de 2024

Arthur Amorim / Estagiário sob supervisão

Segunda - 22/01/2024 às 08:48



Foto: Divulgação/Sisu 2024 As inscrições para o programa seletivo são gratuitas e estendem até o dia 25 (quinta-feira)
As inscrições para o programa seletivo são gratuitas e estendem até o dia 25 (quinta-feira)

Começam hoje (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2024), processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) para a distribuição de vagas em universidades públicas.

Esta será a primeira edição do processo seletivo a ofertar as vagas ofertadas pelas instituições públicas para todo o ano letivo, com período previsto de início dos cursos para o primeiro e segundo semestre de 2024. Serão disponibilizadas cerca de 264 mil vagas, em mais de seis mil cursos de graduação.

Para participar do Sisu, é necessária a participação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), a conclusão do ensino médio, e não ter zerado a redação.   

Em 2024, o processo seletivo ainda seguirá alterações oficializadas pela nova Lei de Cotas. Desse modo, a reserva de vagas ofertadas pela lei será prevista segundo às políticas de ações afirmativas das instituições que aderem o programa.

As instituições de ensino superior deverão distribuir as vagas destinadas às cotas de acordo com os dados atualizados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Resultado

O resultado do Sisu 2024 tem data prevista para o dia 30 de janeiro (terça-feira), por meio do Portal Único de Acesso.  

Lista de espera

A partir desta edição, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.  

As inscrições para o programa seletivo são gratuitas e estendem até o dia 25 (quinta-feira). Para se inscreverem, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: