Municípios

Tarifa Social dá 50% de desconto na conta de água e no imóvel com a rede de esgoto

Em Timon, esse benefício possibilita que o cliente de baixa renda obtenha um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto.

Redação

Sexta - 12/08/2022 às 12:51



Foto: Divulgação Conta de Luz
Conta de Luz

Conhecido como o programa que concede desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto, a Tarifa Social é um benefício que tem como propósito a inclusão social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade com a aplicação de uma tarifa diferenciada.

Em Timon, esse benefício possibilita que o cliente de baixa renda obtenha um desconto de 50% no valor da sua conta de água e esgoto. Os beneficiados também pagam somente a metade do valor na conexão do imóvel com a rede de esgoto. Para isso, a Águas de Timon tem intensificado a busca ativa de moradores aptos ao benefício. Atualmente, 4.823 famílias timonenses já estão inscritas no programa que tem possibilitado o acesso aos serviços de saneamento básico – essenciais para promoção de saúde e qualidade de vida.

Hoje, o município vive uma transformação em saneamento, cuja cobertura de esgotamento sanitário atende 33% da população, com benefício direto a 48 mil moradores, dos bairros Centro, São Benedito, Mangueira, Parque Piauí, Vila Angélica, Vila Osmar, Mutirão e Vila Bandeirante. Nesses locais, a Águas de Timon já instalou e recuperou 70km de rede de esgoto. À medida que as obras avançam no município, os moradores que realizam a conexão do seu imóvel à rede de esgoto, também podem ser beneficiados com o cadastro na tarifa social garantindo 50% de desconto no valor final estabelecido para a conexão.

O diretor presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, avalia o programa como um marco positivo na transformação social e econômica do município. “A Tarifa Social é uma oportunidade de oferecer mais saúde e dignidade na vida por meio do saneamento. Nosso objetivo é fazer com que todos tenham acesso à água e esgoto tratados”.

Como solicitar o cadastro na tarifa social?

Além do atendimento itinerante, a inclusão na Tarifa Social pode ser solicitada*via WhatsApp (86) 98166-8888 ou na loja de atendimento, localizada na Avenida Presidente Médici, Nº 718. Para aderir ao programa, o usuário deve preencher aos seguintes requisitos: ter economia obrigatoriamente classificada como residencial; não ultrapassar em 200 Kwh/mês o consumo de energia elétrica; possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo; ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico); não possuir fonte alternativa de água; ser proprietário de um único imóvel; além de não possuir débitos com a Águas de Timon. O desconto de 50% será sobre o consumo de até 20 m³ de água (20 mil litros) por mês.

Os interessados em solicitar o benefício devem ser os titulares da matrícula e precisam apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, Cartão Cidadão ou Número de Identificação Social (NIS), conta de água e de energia atualizada, Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento do imóvel (se for alugado: declaração ou contrato de aluguel; se for próprio: registro do imóvel ou carta de aforamento; no caso de imóvel financiado: contrato de financiamento). Em caso de doença crônica, o usuário deverá apresentar laudo médico.

Desconto na tarifa de esgoto

A concessionária reforça ainda que para os timonenses que possuem rede de esgoto disponível em suas ruas, também receberão de forma automática o desconto de forma escalonada na tarifa de esgoto pelo período de 12 meses, sendo mais uma oportunidade para incentivar a conexão à rede de esgoto.

Para incentivar a conexão dos imóveis à rede de esgoto, a Águas de Timon, em atenção à recomendação da Prefeitura de Timon, aplicará desconto na tarifa de esgoto, de forma escalonada, pelo período de 12 meses. O desconto incidirá exclusivamente sobre a tarifa de esgoto e fica condicionado ao pagamento das contas em dia, sendo: 50% de desconto nos 06 primeiros meses; 25% nos 03 meses seguintes e, por fim, 12,5% nos últimos 03 meses, totalizando 12 meses de desconto. Finalizado o período da aplicação do desconto, a tarifa de esgoto será cobrada integralmente.

Veja também:

Águas de Timon informa sobre atendimento no feriado desta quinta-feira, Dia do Maranhão

Cobertura de esgotamento sanitário em Timon salta para 33% e beneficia 48 mil moradores

Fonte: Aguas de Timon

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: