Genivaldo da Silva Nery, major da Polícia Militar do Piauí foi afastado de suas funções depois de ser flagrado ameaçando um grupo de pessoas em Paulistana. Armado, o policial aparece em um vídeo quebrando o retrovisor de um carro e fazendo ameaças aos ocupantes do veículo. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (27).
Após a repercussão do caso, o secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, divulgou uma nota informando que o Comando-Geral da Polícia Militar determinou prontamente o afastamento preventivo do policial e instaurou procedimentos administrativos, por meio da Corregedoria, para uma rigorosa apuração dos fatos.
"A Secretaria de Segurança Pública do Piauí reafirma seu compromisso com a conduta ética e profissional de todos os agentes de segurança e reforça que, caso as denúncias sejam confirmadas, as devidas sanções serão aplicadas com o máximo rigor que o caso exige", diz trecho da nota.
Segundo informações preliminares, a confusão teve motivação política. As pessoas que foram ameaçadas pelo major seriam eleitores de Oswaldo Abelha Branca, que disputa a prefeitura de Paulistana com o atual prefeito Joaquim da Farmácia.
As vítimas das ameaças registraram um Boletim de Ocorrência contra o major Genivaldo. A confusão foi controlada por populares, que conseguiram pegar a arma do policial.