Está a caminho do Piauí a maior Pá Eólica da América Latina. Com 76,3 metro de comprimento, esse equipamento, que veio da China, fará parte de aerogeradores localizados no Complexo Eólico Lagoa do Barro localizado no município de Lagoa do Barro do Piauí, a 549,0 km de Teresina.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que deu início à escolta do equipamento ontem, 6, serão 54 unidades a serem transportadas em três meses de trabalho. Devido à sua grande extensão, torna-se necessário a presença de policiais para garantir a segurança do trânsito durante o transporte do equipamento.
Em 2020, houve um aumento exponencial desse tipo de serviço e foram realizadas 396 escoltas. Somente em 2021, já foram realizadas 338 escoltas e o órgão tem previsão de mais 2.100 escoltas desse tipo de carga.
O Complexo Eólico Lagoa do Barro, que contará com potência instalada de 195 MW, gerados por 65 aerogeradores distribuídos por oito parques em uma área de 2.854 hectares. O investimento total previsto é de R$ 1,3 bilhão.
Os motoristas devem redobrar a atenção ao se depararem com esse tipo transporte, pois as pás são transportadas em velocidade reduzida e tanto os profissionais de escolta quanto os policiais acompanham a viagem até o destino final.
As empresas que realizam esse serviço de escolta devem atender a diversos requisitos para garantir a segurança viária durante o translado, como possuir uma Autorização Especial de Trânsito (AET), utilizar veículos de escolta credenciados, comprovar que o motorista é capacitado para a condução do veículo, possuindo o curso de transporte de carga indivisível e a licença de motorista de escolta, dentre outros.