A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí iniciou a distribuição de mais de 400 mil mudas de caju para agricultores familiares em todo o estado. A ação, que faz parte do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, tem como objetivo beneficiar mais de 3 mil famílias por região e apoiar a produção agrícola, principalmente nas áreas com maior vocação para a cajucultura.
O início da entrega ocorreu na última quinta-feira (23), na comunidade Bem Te Vi, no município de Santo Antônio de Lisboa, e contou com a presença da secretária da SAF, Rejane Tavares. A ação integra uma série de esforços para fortalecer a cadeia produtiva do caju e incentivar a diversificação da agricultura no estado.
"Esse município é um grande produtor de caju. Reunimos representantes de prefeituras e movimentos sociais de todos os municípios do Território Vale do Guaribas para essa entrega", destacou Tavares.
A distribuição será realizada nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, com destaque para as regiões do Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Itaim, que receberão, juntas, mais de 200 mil mudas. As mudas serão utilizadas para replantio e aumento da produção nas comunidades, o que poderá gerar maior renda para os pequenos produtores.
Francisca Gomes, presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Chapada do Mucambo, falou sobre o impacto da ação na comunidade. "Estamos com uma expectativa muito boa com essas mudas. Pretendemos levar uma parte delas para o replantio e beneficiar nossos produtores, aumentando a renda da comunidade", afirmou.
Fonte: Com informações de CCOM-PI