
O Governo do Piauí inicia, nesta semana, obras de pavimentação no entorno do Museu da Natureza e da entrada do Parque Nacional Serra da Capivara, em Coronel José Dias. A intervenção inclui melhorias nos acessos a estacionamentos de veículos e ônibus, além do caminho que leva à Pedra Furada, palco da tradicional ópera da Serra.
De acordo com o diretor de Obras e Projetos Urbanos da Secretaria das Cidades, Osvaldo Leôncio, serão implantados cerca de 12 mil m² de piso intertravado. “Mais uma ação para incentivar o turismo na região da Serra da Capivara”, destacou.
A obra atende ao aumento no fluxo de visitantes ao parque. Entre janeiro e julho de 2025, a movimentação de turistas cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2018, Coronel José Dias recebia em torno de 12 mil visitantes por ano; em 2024, esse número subiu para 40 mil, e a expectativa é de que 2025 encerre com aproximadamente 45 mil turistas.
Além da pavimentação, o Governo do Estado busca reativar os voos comerciais no Aeroporto de São Raimundo Nonato. “Tivemos uma paralisação dos voos da Azul e agora as atenções do Governo do Estado estão voltadas para encontrar uma solução. O governador está liderando esse processo junto com outros governadores do Nordeste. Em breve serão anunciadas boas novidades”, disse o secretário de Turismo, Daniel Oliveira.
O Parque Nacional Serra da Capivara abriga a mais antiga arte rupestre das Américas, o que atrai visitantes de diferentes regiões do país e do mundo. A aposentada Elizabete Nichele de Oliveira, turista que veio do Paraná, comentou sobre a experiência de conhecer o Parque. “Achei que iria ver apenas algumas pinturas, como nos livros de história, mas a imensidão do lugar superou minhas expectativas”, disse.
Turistas em São Raimundo Nonato (Foto: Ascom Fundação Antares)
Fonte: Governo do Piauí