Um fenômeno astronômico foi visto, filmado e fotografado no Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia na madrugada deste sábado (13). Um meteoro ingresou na atmosfera, causou um clarão no céu e caiu, aparentemente, sem causar danos. Há relatos de que, na queda, houve um estrondo.
O fenômeno foi visto nos municípios de Elesbão Veloso, Aroazes, Itainópolis, Conceição do Canindé, Massapê do Piauí, Campo Maior, Caridade, Jacobina do Piauí, Curral Novo, Belém do Piauí, Padre Marcos, Piracuruca, Piripiri, Francisco Macedo e Patos do Piauí.
O rastro de luz da cauda do meteoro também foi visto no céu de algumas cidades pernambucanas e também do Ceará, da Paraíba e Bahia. O clarão foi observado por centenas pessoas por volta da 0h10min desta madrugada deste sábado.
Nas redes sociais, internautas comecaram a postar o fenomeno, uma bola de fogo iluminando o céu do Piauí. Vídeos publicados por moradores de várias cidades mostram o momento em que o objeto, ainda não identificado, caiu. Muitas pessoas relataram que sentiram suas casas tremendo devido à forte explosão.
O meteoro e o local exato onde ele caiu ainda não foram identificados. Moradores de várias cidades capturaram o momento em que o objeto, ainda não identificado, "rasga" o céu e provoca o clarão que pôde ser visto em diversas localidades.
O coordenador do Projeto Brasileiro de Pesquisa de Meteoros, Marcelo Antônio, explica que o caso pode ser super bólido (meteoro brilhante). Uma rocha que entra na atmosfera do nosso planeta a velocidades altíssimas, a milhares de quilômetros por hora.
"Como o nosso planeta - três quartos - é coberto de água, a maioria desse fenômeno ocorre em cima do mar. Então ele é pouco visto. E quando ele é avistado, ele causa essa impressão fantástica. É um momento realmente muito bonito. Não apresenta ameaça nenhuma, esse tipo de fenômeno. Em geral, esse corpo rochoso se desintegra no ar".
O fenômeno acontece quando a Terra, durante a órbita ao redor do Sol, cruza áreas com rochas e poeira cósmica deixadas por cometas.