
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu 274 pneus irregulares durante fiscalizações em estabelecimentos de artigos automotivos e motopeças no município de Piripiri, Norte do estado. A operação ocorreu na semana passada, e os pneus foram encaminhados ao depósito do instituto em Teresina nesta segunda-feira (21).
Segundo o órgão, os produtos recolhidos são pneus remoldados, reformados a partir de carcaças usadas, cuja comercialização é proibida para veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, triciclos e ciclomotores. O uso desse tipo de pneu, segundo técnicos do instituto, pode representar risco de acidentes.
As penalidades aplicadas aos comerciantes autuados podem chegar a R$ 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, reincidência e grau da infração. As fiscalizações fazem parte das ações rotineiras de verificação de conformidade de produtos e serviços.
O Imepi reforça que consumidores podem denunciar irregularidades, tirar dúvidas ou fazer reclamações por meio do aplicativo Fala Consumidor ou pelo telefone da ouvidoria: (86) 99456-1921.
Fonte: SECOM/PI