Municípios

Litoral do Piauí deve ganhar base de aclimatação para animais aquáticos

O projeto foi articulado entre o deputado estadual Dr. Hélio, o governador Rafael Fonteles e SEMAR

Da redação

Quarta - 24/05/2023 às 18:28



Foto: Divulgação Filhote de peixe boi
Filhote de peixe boi

Nesta quarta-feira (24/05) o deputado Dr. Hélio Oliveira (MDB) anunciou, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a construção de um centro de cuidados e de aclimatação para animais aquáticos em Cajueiro da Praia, com o objetivo de que o Piauí tenha uma estrutura adequada para cuidar de animais encalhados no litoral e reinseri-los em seu habitat natural depois de recuperados. O projeto já foi sancionado pelo governador Rafael Fonteles e será desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela equipe do ICMBio do Piauí.

Na ocasião, o deputado também divulgou que o filhote de peixe-boi resgatado há 6 dias no litoral do Estado e que estava sob os cuidados da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na base do Projeto Peixe-Boi em Cajueiro da Praia finalmente foi transportado para o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) do ICMBio na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco. O animal passará pelo processo de aclimatação e posteriormente voltará ao seu habitat. A aeronave para transporte do filhote de peixe-boi foi disponibilizada por meio do Gabinete Militar do Palácio de Karnak.

"Só neste mês já é o segundo filhote de peixe-boi que encalha no nosso litoral [...] Nós fizemos uma articulação com o governador Rafael Fonteles ponderando que essa situação iria se repetir e vamos construir, lá em Cajueiro da Praia, esse recinto de aclimatação desses animais. Para toda a comunidade piauiense que eu sei que se envolve, que se sensibiliza, que transmite toda uma energia positiva para que o êxito desse resgate possa acontecer, essa é uma notícia muito boa.", destacou Dr. Hélio.

O peixe-boi marinho é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção do mundo e o único mamífero aquático herbívoro, ele vive cerca de 50 anos e pode medir cerca de 4,5 metros e pesar 700kg. O Projeto Peixe-Boi Marinho em Cajueiro da Praia compreende um dos maiores abrigos desses animais do Brasil. O projeto é o único onde é executado o monitoramento das espécies em mar aberto.

Os peixes-bois são da espécie Sirenia e são bastante cultuados pela população de Cajueiro da Praia. De pescadores a crianças, a comunidade local convive harmoniosamente com esses animais, assim como também participam de atividades de preservação da espécie.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: