
Há quatro dias, o Corpo de Bombeiros do Piauí, equipes de brigadistas do ICMBio ([Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), equipes do Prevfogo e voluntários tentam combater os focos de incêndio que atingem a região Serra dos Gringos, próximo a Serra da Capivara, na zona rural de São Raimundo Nonato, no Sul do Piauí.
Nesta sexta-feira (10), o fogo avançou e o Corpo de Bombeiros da Bahia foi acionado para reforçar o combate. Chegarão mais 16 bombeiros de Teresina, quatro de Picos e 10 da Bahia. Ao todo, serão 59 bombeiros militares atuando junto com as equipes.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato informou que o fogo voltou a atingir o assentamento Serra dos Gringos, a 10 km do Parque Nacional Serra da Capivara, ainda na tarde dessa quinta-feira (09).O fogo iniciou na última terça-feira (07) e se espalhou rapidamente devido ao vento e à vegetação seca característica da região.
De acordo com a Prefeitura de São Raimundo Nonato, um novo foco de incêndio surgiu na PI-140, próximo à localidade Novo Zabelê. Os bombeiros conseguiram controlar o incêndio às margens da rodovia por volta das 2h40 da madrugada. O fogo ameaçava casas do assentamento e foi feito rescaldo na área e a situação foi controlada nesta área.
Princípio de incêndio ameaça monumento 'Heróis do Jenipapo' em Campo Maior
Incêndio de grandes proporções ameaça Parque Nacional da Serra da Capivara