Municípios

Governo Federal reconhece a situação de emergência em São Raimundo Nonato

Além da seca, o município enfrenta grandes focos de incêndio nas últimas semanas. O fogo atingiu parte da área do Parque Nacional da Serra da Capivara

Cintia Lucas

Sexta - 17/09/2021 às 18:47



Foto: Prefeitura de São Raimundo Nonato Incêndio de grandes proporções ameaça Serra da Capivara
Incêndio de grandes proporções ameaça Serra da Capivara

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, em decorrência da ausência de chuvas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (17).

Além da seca, o município enfrenta grandes focos de incêndio nas últimas semanas. O fogo atingiu parte da área do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Equipes da PARNA Serra da Capivara, da Prefeitura de São Raimundo Nonato, Brigada do Prevfogo e guarnição do Corpo de Bombeiros estadual trabalham no combate ao incêndio na região.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Alertas

A Defesa Civil Nacional possui um sistema de alerta de desastres naturais gratuito. Qualquer cidadão pode se cadastrar, enviando um SMS com o CEP de sua residência para: 40199. Os alertas são emitidos por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Para saber mais, acesse este link.

Fonte: Com informações do MDR

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: