Um projeto piloto de criação de peixes em tanques-redes no Açude Soizão, em Oeiras, está proporcionando emprego e renda de forma direta à 42 famílias vinculadas à Colônia de Pescadores z-64, sediada naquele município.
De acordo o presidente da Colônia z-64, Hélio Adão, as 42 famílias envolvidas no projeto já estão produzindo e comercializando mais de 30 toneladas de peixes (Tambaqui e Tilápia) por ano. "Elas fazem três despescas por ano e vendem mais de 10 toneladas em cada uma delas", diz Hélio.
O diretor técnico da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e coordenador do PRORENDA, Francisco Guedes, explica que o projeto começou há três anos e recebeu R$ 280 mil em investimentos através Programa Viva o Semiárido.
A governadora Regina Sousa (PT) visitou a sede do projeto no sábado (09.04) e provou do peixe assado pelos pescadores. Ela estava acompanhada da secretaria da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, e do diretor técnico da SAF, agrónomo Francisco Guedes.
O presidente da Colônia, Hélio Adão, agradeceu o apoio do Governo ao projeto e disse que a meta é ampliar a produção e beneficiar mais famílias. Regina prometeu incentivar mais projetos como o da Colónia de Pescadores z-64.