Municípios

Família protege árvore de 70 anos que deve ser cortada pela Prefeitura de Lagoa do Piauí

O pé de guabiraba faz parte da memória da família há várias décadas

Alinny Maria

Terça - 15/06/2021 às 10:15



Foto: Imagem enviada ao Piauíhoje.com Família protege árvore que deve ser cortada por prefeitura
Família protege árvore que deve ser cortada por prefeitura

Uma família do município de Lagoa do Piauí, a 42 km de Teresina, luta para proteger uma árvore frutífera de 70 anos de existência. Acontece que a Prefeitura Municipal de Lagoa do Piauí em parceria com o Governo do Estado, pretende realizar o corte da árvore devido a um projeto de mobilidade urbana. O serviço já teve início e as máquinas se aproximam do local onde a árvore está plantada. 

Segundo a nutricionista Nathânia Soares, a árvore é um pé de guabiraba que existe há mais de 70 anos e faz parte da história da família. A árvore é plantada na frente da residência da mãe dela, dona Maria de Fátima Soares Veloso de Araújo. O projeto de construção de uma pista de caminhada e ciclismo vai implicar na remoção da árvore, que está localizada na avenida José Soares da Silva, no Centro do município.

"Essa árvore acompanha várias gerações, tem todo uma história familiar. Ela não está localizada dentro da nossa propriedade, mas fica nas margens. A árvore dá frutos todos os anos, que tem várias propriedades nutritivas. Essa obra vai remover a árvore e nós estamos fazendo essa campanha para evitar que a árvore seja demolida. A gente não quer paralisar a obra ou que ela seja embargada de alguma forma. A gente só quer que o pé de guabiraba continue lá no lugar dele. Que esse projeto possa agregar a árvore, que possa se tornar um ponto de apoio da pista de caminhada, se tornar um paisagismo", diz Nathânia Soares.

Nathânia disse ainda que a Prefeitura de Lagoa do Piauí sequer informou aos moradores sobre a obra. "Nós fomos procurados com um ofício da prefeitura para a gente assinar dando ciência que essa obra seria feita. Isso já foi depois que as máquinas já estavam operando, já estavam há 20 metros do local onde está a árvore. Ao lado dessa árvore também tem a construção de um puxado que inclusive tem um ponto comercial que é meu. Então fomos informados hoje que também seria derrubado, mas a campanha que estamos fazendo é pelo pé de guabiraba, que traz muita memória", explica.

Nathânia fez uma campanha nas redes sociais para mobilizar o maior número de moradores para que não haja a remoção da árvore. A avó de Nathânia, Maria Catarina de Carvalho Soares Costa (Mariêta), era a proprietária da casa onde a guabirabeira está em frente. Mariêta já é falecida e deixou a árvore como 'herança' para a família.

Nas redes sociais, Nathânia vem compartilhando fotos de várias décadas que foram registradas debaixo ou na frente do pé de guabiraba. 

Outro lado

Em nota, a Prefeitura Municipal de Lagoa do Piauí informou que a obra está sendo executada com recursos oriundos de emenda parlamentar encaminhada ao município pelo senador Marcelo Castro. Todo o processo de está sendo realizado sob autorização e supervisão do DNIT.

A Prefeitura esclarece que respeita a memória afetiva dos seus cidadãos e está sempre disposta a construir caminhos de diálogo, que contribuam para o bem estar de todos. 

Leia também:

Homens armados intimidam famílias em ocupação de terra na zona rural de Teresina

Justiça interdita academia na zona Norte onde lutador morreu durante evento

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: