Municípios

CRM aponta várias irregularidades no hospital municipal de Miguel Alves

Além de problemas estruturais foi constatado falta de medicamentos e insumos

Alinny Maria

Quarta - 12/08/2020 às 11:50



Foto: CRM-PI Hospital de Miguel Alves apresenta problemas estruturais
Hospital de Miguel Alves apresenta problemas estruturais

Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina no Piauí (CRM) encontrou várias irregularidades na estrutura do  Hospital Municipal Pedro Vasconcelos, no município de Miguel Alves. A vistoria foi realizada no início do mês de agosto e entre os problemas apontados pela fiscalização estão mofos nas paredes, animais e insetos na área interna, rachaduras e infiltrações na estrutura. Além disso foi observado a falta de medicamentos e insumos.

Segundo o CRM, a farmácia contava com algumas medicações, porém com falta de medicações para atendimento de urgência como dopamina, midazolam e bloqueadores musculares. Na área COVID-19 havia profissionais sem os EPIs obrigatórios.Farmácia está com medicações importantes em falta

A fiscalização registrou que o hospital só possui um carrinho de parada para atendimento de todo hospital e que está incompleto, não há monitores para acompanhar sinais vitais, não há desfibrilador cardíaco, apenas DEA que tem uso restrito para atendimento de urgência, o laringoscópio não tem todas as lâminas obrigatórias e não há ventilador mecânico para uso em pacientes graves. Único insumo para pacientes com insuficiência respiratória é cateter de oxigênio, não tendo máscaras não reinalantes ou cateter de alto fluxo para pacientes que necessitem de maior aporte de oxigênio. A lavanderia e o expurgo não possuem fluxo adequado, com risco de contaminação do vestuário e equipamentos estéreis. Os banheiros não contam com acessibilidade para cadeirantes e as instalações elétricas estão precárias.

A diretora geral do hospital, Leila Lira, informou ter todos os EPIs disponíveis, mas os profissionais se recusam a utilizar. O CRM-PI vai encaminhar a notificação para que sejam providenciadas as correções das irregularidades. A equipe foi informada pela direção que uma reforma física se iniciará em breve, mas não informaram data de início. A Secretaria Municipal de Miguel Alves não se pronunciou até o momento.

Fonte: CRM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: