
Com recursos de R$ 4 milhões oriundos do Orçamento Geral da União, por meio de emenda parlamentar da bancada federal do Piauí, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 10 mil colmeias para prefeituras e associações de 52 municípios piauienses nesta segunda-feira (26).
A iniciativa deve a incrementar 500 toneladas por ano na produção de mel no Piauí. O deputado federal Merlong Solano (PT), comemorou a ação conjunta da bancada, destacando que o melhor mel é o do Piauí. Ele disse ainda que a bancada federal tem apoiado fortemente o setor.
"Dez mil comédias sendo distribuídas para muitos apicultores do Estado do Piauí. É um incentivo concreto para aqueles grupos que já produzem e que fazem do mel uma atividade de grande importância social, econômica e até ambiental no estado. São cerca de R$ 100 milhões em exportações por ano. São centenas e centenas de famílias que hoje estão vivendo do mel", comentou o parlamentar.
O senador Marcelo Castro também participou da entrega das caixas de abelhas, ressaltando que a apicultura é uma das atividades que mais gera renda para quem vive no campo.
"Essa foi a maior doação já realizada, em um único ano, por um órgão público no estado. Parabéns Codevasf! Um reforço importante para quem vive do campo: mais oportunidade, renda e força para nossa apicultura. Vamos juntos transformar o Piauí no maior produtor de mel do país!", disse o senador.