Três equipes dos Bombeiros Militar do Piauí e 15 brigadistas atuaram no combate a um incêndio de grandes proporções na noite de quarta-feira (18), no município de Pedro Laurentino, a 450 km ao sul de Teresina.
Foram enviados ao local oito bombeiros militares de Teresina, que se deslocaram em uma viatura ABT (Caminhão Auto Bomba Tanque), juntamente com as equipes de São Raimundo Nonato e de Oeiras.
Por conta dos fortes ventos, as equipes estão monitorando o local desde a última terça-feira (17), com o intuito de impedir que as chamas se espalhem rumo as fazendas e propriedades no entorno da vegetação.
“Mesmo com uma situação de fogo intenso como essa de Pedro Laurentino, nossas equipes conseguiram controlar o fogo e desde ontem a noite (quarta-feira), três equipes com mais o reforço de 15 brigadistas conseguiram evitar qualquer situação de perigo para as propriedades da região, contendo assim as chamas mais fortes”, explicou o Chefe Operacional dos Bombeiros, coronel Egídio Leite.
De acordo com o sargento Elvis, responsável pela operação, embora tenha um fator negativo de “linha de vento” muito forte que, ainda esteja circulando pelo perímetro de combate das equipes, o trabalho tem surtido efeito positivone deve continuar durante todo o dia desta sexta-feira (20).
“Estamos monitorando este fogo em uma área localizada a cerca de 20 quilômetros distante da sede do município. No entanto por se tratar do famoso "fogo de chapada", a situação requer equipes distribuídas ao longo desta área em que estamos distribuídos, já que com o vento, os focos se espelham ao longo desta vegetação. Porém mesmo com estas rajadas de vento, controlamos a situação e tiramos os principais focos que ameaçavam se espalhar para algumas propriedades aqui próximo, porém com toda a parceria e ajuda de das nossas equipes e dos brigadistas, conseguimos conter as chamas, e agora é debelar de vez esse fogo em Pedro Laurentino”, ressaltou Elvis.
Para evitar acidentes entre os motoristas, equipes seguem monitorando uma estrada da região onde o fogo foi controlado, mas ainda há pontos de calor.