SERVIÇO

Águas de Timon destaca papel do saneamento básico para avanços na educação

O estudo pontuou que existe um “ciclo de perpetuação de déficit social” concentrado em municípios das regiões Norte e o Nordeste


Serviço

Serviço Foto: Divulgação

A evolução do saneamento básico, além de proporcionar a melhoria na saúde das pessoas e desenvolver setores da economia, ajuda também no acesso à educação. Consultoria feita pelo Instituto Millenium, em parceria com a Eight Data Intellingence, revelou que no Brasil, a frequência escolar proporcional, uma síntese de quatro indicadores que medem se os alunos cursam a série compatível com sua idade, está fortemente correlacionada com o acesso ao saneamento básico, água encanada e energia elétrica.

O estudo pontuou que existe um “ciclo de perpetuação de déficit social” concentrado em municípios das regiões Norte e o Nordeste, que se dissipa com menor intensidade nas regiões como a Sul e Sudeste, onde há maior acesso a saneamento. A população que reside em áreas sem adequado acesso à água e coleta de esgotos acaba lidando com uma realidade que traz consequências para saúde, evasão escolar e baixo rendimento escolar.

Investimentos em saneamento trazem novas perspectivas para o turismo em Timon

Segundo o Instituto Trata Brasil, há uma diferença de aproximadamente 4 anos de escolaridade de crianças com acesso a saneamento e os que vivem em áreas de acesso precário ao saneamento. Apesar do cenário desafiador, Timon caminha para um futuro promissor a partir dos investimentos em infraestrutura de saneamento realizados pela concessionária Águas de Timon, que atua no município desde 2015.

A concessionária atingiu a universalização do abastecimento ainda em 2016 para toda área urbana da cidade. E agora concentra esforços de investimentos na ampliação da cobertura de esgoto. Ainda este ano, Timon saltará de 3% para 33% sua cobertura de esgotamento sanitário. A meta é universalizar o serviço até 2026, com investimentos em torno de R$ 168 milhões, tornando Timon uma referência em saneamento básico no Maranhão.

“Um dos grandes marcos para a ampliação do esgotamento sanitário de Timon será a entrega da nova estação de tratamento de esgoto localizada na zona rural. A nova estação terá capacidade para tratamento total de até 360 Litros/segundo de vazão média de esgoto, beneficiando mais de 200 mil pessoas. A estação conta com uma área construída de aproximadamente 120 mil metros² e representa um marco histórico na evolução do saneamento da cidade, contribuindo para melhorias diversas, seja no turismo, saúde ou educação”, destaca o presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues, pontua a relação essencial entre saneamento e a melhoria da educação j para as crianças e jovens. “Os investimentos em saneamento são essenciais para a saúde pública, pois sem a estrutura e os investimentos adequados, as crianças podem se afastar da escola, deixando de interagir e obter mais conhecimento, trazendo consequências para o futuro de cada uma delas. Quanto mais investirmos no saneamento, mais oportunidades serão dadas para as futuras gerações que poderão aprender de forma contínua, com qualidade de vida numa cidade saneada,’’ reforça o secretário.

 


Fonte: Ascom Aguas de Timon

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: