PROJETO PIONEIROS

Águas de Timon abre vagas para estudantes da rede pública participarem de projeto

São 26 vagas destinadas a alunos da rede pública de Timon


Projeto Pioneiros da Águas de Timon

Projeto Pioneiros da Águas de Timon Foto: Divulgação

A concessionária Águas de Timon, do grupo Agea, está promovendo o projeto 'Jovens Pioneiros' destinado a estudantes de escolas públicas de Timon, no Maranhão. A 4ª edição do programa tem o objetivo estimular os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1° e 15 de julho.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 26 vagas para estudantes da rede pública de Timon que estejam cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. A previsão é que as atividades iniciem no mês de agosto.

Durante quatro meses, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores diversos da Águas de Timon e aprendendo mais sobre a dinâmica dos serviços oferecidos pela companhia, como tratamento de água e de esgoto. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.

De acordo com a gerente de Responsabilidade Social da Águas de Timon, Bárbara Melo, o projeto foi idealizado unindo o compromisso com a comunidade, a valorização do meio ambiente e sustentabilidade. 

“Ficamos muito felizes em fazer a diferença na vida das pessoas. É uma iniciativa que que muda histórias de forma positiva dentro e fora das comunidades. Por meio do programa, os jovens são estimulados a elaborar um projeto, com o propósito de contribuir com o saneamento do bairro”, declara o gestor.

Durante o treinamento, os participantes irão receber toda as condições para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecerem os setores da empresa e ter acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores, os alunos também participarão de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto da concessionária.

Para os projetos de conclusão, os participantes receberão mentoria de colaboradores da Águas de Timon pensando numa ação de melhoria voltada para o saneamento básico de sua comunidade.

Premiações

Os melhores projetos elaborados pelos participantes serão premiados. O primeiro lugar também será indicado para etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo país.

Na edição de 2021, os jovens Djavan Marcos de Sousa Santos e  Fernanda Colaço foram vencedores da etapa nacional do projeto Pioneiros. Ambos estudantes do Centro de Ensino Senador Clodomir Millet, apresentaram o projeto “Boa encanação para todos”, com foco de atuação no bairro Parque Piauí.

“Após vencermos a etapa local, continuamos apostando na nossa ideia. O foco era atuar como mediadores, junto aos líderes comunitários para evitarmos vazamentos em Timon. Com ele, vencemos a etapa nacional e me sinto honrado por este feito”, ressalta Djavan.

Como participar

Os alunos que tiverem interesse em participar do Projeto Jovens Pioneiros precisam estar cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, em escola pública de Timon. Eles precisam preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais, acessando o link: https://forms.office.com/r/yCXQGQbRtF 

A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada até o final de julho, no site e nas redes sociais da Águas de Timon.

CLIQUE AQUI E ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 

Fonte: Águas de Timon

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: