Municípios

LEI DE EXTINÇÃO

A dois anos do prazo final, cidades do Piauí ainda têm lixões

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o alerta versa para a destinação incorreta dos resíduos sólidos

Da Redação

Segunda - 20/06/2022 às 17:29



Foto: Ascom Lixão
Lixão

As prefeituras do Piauí receberam no último mês um encontro com os prefeitos municipais e gestores ambientais para apresentar o projeto “Zero Lixões”. O momento foi promovido pelo  Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público do Piauí.

A mobilização acontece por conta da semana do Meio Ambiente e por conta dos prazos estipulados pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que se encerra em 2024 e em solo piauiense, a extinção dos lixões ainda está distante de se concretizar.

O coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Natus Ambiental, Rafael Marques, fala que essa prática traz muitos danos ao meio ambiente. "Os danos dessa prática são incalculáveis, dentre os principais estão a contaminação do solo, a poluição do ar e os riscos à saúde pública. O descarte inadequado de resíduos também leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões", explica.

A estimativa feita pelo TCE-PI aponta que 90% dos municípios piauienses têm lixões, ou seja, não destinam de modo correto os resíduos sólidos.

Homem é preso após efetuar disparos e ameaçar uma família em Piracuruca

Apagão deixa 62 municípios sem energia no Piauí; mais de 200 mil afetados

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: