Mundo

ELEIÇÕES EUA

Tim Walz aceita candidatura a vice e ataca 'Projeto 2025' de Trump como perigoso

Walz exaltou Kamala Harris e prometeu defender direitos reprodutivos

Da Redação

Quinta - 22/08/2024 às 10:30



Foto: REUTERS/Kevin Wurm Tim Walz durante discurso na Convenção do Partido Democrata
Tim Walz durante discurso na Convenção do Partido Democrata

O Tim Walz, candidato à vice-presidência dos Estados Unidos na chapa de Kamala Harris, discursou na Convenção do Partido Democrata, na noite desta quarta-feira (21). Durante seu pronunciamento, Walz criticou o "Projeto 2025", um plano conservador elaborado por apoiadores de Donald Trump, descrevendo-o como um "manual de instruções" para uma agenda que, segundo ele, beneficia apenas os mais ricos e radicais.

Embora tenha atacado o Projeto 2025, Walz fez uma abordagem mais reservada em relação aos republicanos e evitou mencionar Donald Trump diretamente. Em seu discurso, ele alertou que a eleição dos opositores poderia resultar em cortes de benefícios e a proibição do aborto em nível nacional, destacando os direitos reprodutivos como uma prioridade na campanha de Harris.

Walz, ainda relativamente desconhecido para parte do eleitorado, usou grande parte de seu discurso para se apresentar e compartilhar sua trajetória pessoal. Originário de uma pequena cidade, ele destacou sua experiência como membro da Guarda Nacional do Exército dos EUA, professor de escola pública e técnico de futebol americano, enfatizando seu início político em um distrito fortemente republicano.

"Não subestime um professor de escola pública", declarou Walz, que serviu como deputado entre 2007 e 2019 antes de se tornar governador de Minnesota. Ele agradeceu a Kamala Harris pela confiança e afirmou que aceitar a candidatura à vice-presidência foi a maior honra de sua vida.

Em relação às armas de fogo, Walz, que se descreve como um veterano, caçador e ex-atirador, reafirmou seu compromisso com a segurança das crianças, destacando sua evolução na posição sobre o controle de armas após o massacre em uma escola na Flórida em 2018. Walz também prometeu cortes de impostos, imóveis mais acessíveis e redução no preço dos medicamentos, além de defender a liberdade. Ele elogiou Kamala Harris, destacando seu histórico de trabalho ao lado do povo americano desde sua atuação como procuradora-geral até seu papel atual como vice-presidente.

O discurso de Walz foi o mais curto para um candidato à vice-presidência em uma convenção democrata desde 1984, durando pouco mais de 15 minutos. Com 60 anos, Walz é o atual governador de Minnesota e foi escolhido por Harris para atrair eleitores rurais e conservadores. Apesar de algumas posições conservadoras, como sua defesa anterior do acesso às armas, Walz agora apoia pautas progressistas, incluindo os direitos reprodutivos das mulheres. Seu estilo de discurso, que inclui uma abordagem bem-humorada, é visto como uma estratégia para cativar eleitores indecisos.

Kamala Harris está programada para discursar na Convenção do Partido Democrata nesta quinta-feira (22).

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: