Mundo

FURACÃO

Furacão Beryl ganha força atípica no Caribe, alertam meteorologistas

Furacão de categoria 3 tem potencial para virar categoria 4

Da Redação

Domingo - 30/06/2024 às 11:07



Foto: NOAA viaa AP Imagem de satélite mostra furacão Beryl (à direita) na região do Caribe
Imagem de satélite mostra furacão Beryl (à direita) na região do Caribe

Uma vasta área do Caribe está em alerta neste domingo (30) devido à intensificação surpreendente do furacão Beryl, que rapidamente passou de tormenta tropical para furacão e alcançou a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, com previsões de possível aumento para categoria 4, classificado como "extremamente perigoso" pelos meteorologistas da região.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) destacou que Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, e Granada emitiram alertas de furacão, enquanto Martinica, Tobago e Dominica estão em alerta de tempestade tropical. As ilhas de Barlavento devem ser as primeiras a sentir os impactos, previstos para a manhã de segunda-feira.

O NHC enfatizou a raridade de um furacão tão potente no início da temporada, que normalmente vai de junho a novembro no Atlântico. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) já havia alertado para uma temporada de furacões "extraordinária" este ano, prevendo até sete tempestades de categoria 3 ou superior, atribuindo esse aumento à temperatura elevada do oceano Atlântico e às condições associadas ao fenômeno climático La Niña no Pacífico.

A mudança climática tem contribuído para a frequência e a intensidade crescente de fenômenos meteorológicos extremos, incluindo furacões, tornando essas ocorrências mais devastadoras nos últimos anos.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: