Mundo

FURACÃO BERYL

Furacão Beryl avança em direção ao Caribe com potencial de grande destruição

Uma tempestade tão poderosa no início da temporada de furacões é extremamente rara

Da Redação

Segunda - 01/07/2024 às 11:27



Foto: x/twitter Olho do Furacão Beryl que atingirá Caribe nesta segunda
Olho do Furacão Beryl que atingirá Caribe nesta segunda

O furacão Beryl, um fenômeno inédito no Caribe, está se aproximando com potencial de grande destruição. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (CNH) dos Estados Unidos, ele deve tocar solo nas próximas horas, por volta do 12h (horário de Brasília), no sudeste do Caribe, onde estão localizados países e ilhas como São Vicente e Granadinas, Barbados e Granada. 

É a primeira vez na história que um furacão de categoria 4 atinge essa região em um mês de julho. Segundo o NHC (Centro Nacional de Furacões), uma tempestade tão poderosa no início da temporada de furacões, que vai de junho a novembro no Atlântico, é extremamente rara. As ilhas estão em alerta desde o fim de semana, quando o Beryl passou de uma tormenta tropical para um furacão. No domingo (30), o furacão ganhou força antes do previsto e subiu para a categoria 4, de um total de 5.

Além de Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada, o furacão também deve atingir Dominica e as ilhas de Martinica e Tobago. Posteriormente, pode alcançar a costa sudeste do México após perder força e se tornar uma tormenta tropical. Os governos locais ativaram alertas por furacão, e o CNH pediu que as pessoas busquem refúgios seguros.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) declarou que espera uma temporada de furacões “extraordinária” este ano, com até sete tempestades de categoria 3 ou superior. Um furacão é considerado de categoria 4 na escala padrão, a Saffir-Simpson, quando tem ventos de pelo menos 209 km/h345.

Confira vídeo do furacão: 

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: