Geral

BALANÇO

Trânsito é responsável pela maior parte dos óbitos e mata mais que homicídios no Piauí

Mesmo com queda da violência, acidentes de trânsito provocaram quase o dobro de mortes em 2025

Da Redação

Quarta - 07/01/2026 às 10:22



Foto: Reprodução/WhatsApp Acidente aconteceu em Campo Maior e deixou dois mortos
Acidente aconteceu em Campo Maior e deixou dois mortos

Embora o Piauí tenha registrado, em 2025, o menor número de mortes violentas intencionais da última década, os dados do Relatório Anual divulgado pela Secretaria de Segurança Pública na manhã desta quarta-feira (7), revelam que os acidentes de trânsito lideram o ranking de óbitos no Estado. Mesmo com redução nos números, as ocorrências nas vias continuam sendo responsáveis por quase o dobro de mortes quando comparadas à violência criminal.

De acordo com o balanço, o Piauí contabilizou 573 mortes violentas intencionais em 2025, incluindo homicídios, latrocínios e outras ocorrências letais. No mesmo período, os acidentes de trânsito provocaram 1.109 mortes em todo o Estado, número quase duas vezes maior.

A comparação evidencia que, apesar dos avanços no combate à criminalidade, o trânsito permanece como a principal causa de mortes evitáveis no Piauí. Em relação a 2024, os óbitos no trânsito apresentaram uma leve redução de 1,42%, caindo de 1.125 para 1.109 registros, mas ainda mantêm patamar elevado.

Na capital Teresina, o cenário segue a mesma tendência. Em 2025, foram registradas 159 mortes em acidentes de trânsito, contra 168 no ano anterior, representando uma queda de 5,36%. Ainda assim, o número supera, isoladamente, diversas modalidades de crimes letais e reforça o impacto do trânsito na mortalidade urbana.

Os dados do segundo semestre também apontam redução, porém com números expressivos. No Piauí, os óbitos no trânsito caíram de 608 no segundo semestre de 2024 para 572 no mesmo período de 2025, redução de 6%. Em Teresina, a queda foi mais acentuada: de 92 para 75 mortes, o que representa diminuição de 18%.


Os números deixam claro que, em 2025, morrer no trânsito foi estatisticamente mais provável do que ser vítima de um crime violento no Piauí. Enquanto as mortes violentas intencionais alcançaram o menor patamar da década, os acidentes continuam liderando o ranking de óbitos externos no Estado.

Leia também:Piauí alcança menor índice de violência da última década, aponta balanço oficial

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade