O Ministério da Cultura publicou nesta quinta-feira (25) portaria com a nomeação da economista Teresinha de Jesus Ferreira da Silva para o cargo de superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piaui. A portaria de nomeação foi assinada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes e publicada no Diário Oficial da União (DOU). Ainda não há data para a posse.
Teresinha Ferreira foi indicada ao cargo pelo deputado federal Merlong Solano (PT). Ela é formada em Economia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente e está empenhada em causas culturais, ações na área de turismo, principalmente, o turismo rural.
A economista Teresinha Ferreira também é servidora da Prefeitura Municipal de Teresina há mais de 30 anos e exerceu o cargo de assessora técnica na Secretaria de Planejamento do Estado por oito anos.
"Agora assumo o Iphan, com a expectativa de fortalecer o nome da instituição no Piauí, o patrimônio histórico cultural do Piauí, porque isso representa a nossa história, a nossa identidade, a nossa cultura. Que a partir dessa proteção do nosso patrimônio, a gente provoque e contribua com o desenvolvimento econômico do Estado", disse a nova superintendente do Iphan no Piauí.
A nova superintendente disse ainda que seu maior desafio será ampliar as ações do Iphan em todo o Piauí. "O Iphan tem várias funções e queremos que ele seja reconhecido como uma instituição de referencia na preservação da cultura e do patrimônio histórico do Piauí", concluiu Teresinha Ferreira.