Geral

GREVE

Servidores da UFPI e docentes do IFPI encerram greve e decidem retomar atividades

As aulas devem ser retomadas na quinta-feira (4) no campus Teresina Central do IFPI, e na quarta-feira (3) no campus da UFPI em Teresina

Dhara Leandro

Terça - 02/07/2024 às 08:43



Foto: Arquivo/UFPI Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Os docentes do Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiram, nessa segunda-feira (1), pelo retomar as atividades e encerrar a greve. A decisão foi tomada em Assembleia Geral do Sindicato de Docentes da instituição (SINDIFPI), retransmitida em 15 campi do Instituto. As aulas devem ser retomadas na quinta-feira (4) no campus Teresina Central.

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também decidiram finalizar a greve da categoria, que já durava 113 dias. Os professores da UFPI já haviam decidido por fim à greve no dia 27 de junho.

O retorno das atividades dos técnicos acontece nesta terça-feira (2), já as aulas na UFPI foram retomadas nessa segunda (1) nos campi de Floriano e Bom Jesus, e voltam nesta quarta-feira (3) nos campus de Teresina e Picos.

A greve nacional de docentes das instituições de ensino superior foi encerrada após a maioria das assembleias de cada estado decidirem aceitar a proposta do governo. A paralisação deve ser finalizada até 3 de julho, segundo informou o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), Escolástica Santos, disse que as negociações para o reajuste em 2024 não avançou, mas o reajuste virá em 2025 e 2026. A presidente explicou que o reajuste será de 9% para 2025 e 3,5% para 2026.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: