ENEM

Saiba como simular a nota depois da prova do ENEM

Calculadora de Nota - ENEM


Enem

Enem Foto: Foto: Reprodução

A TRIEduc está oferecendo para os candidatos ao Enem 2021 uma calculadora de nota no site Sua Nota do Enem. Na calculadora o aluno coloca como que ele preencheu o gabarito do ENEM 2020 e aí ela simula a nota. Para isto, a TRIEduc utiliza os microdados do ENEM de 2013 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do ENEM. No ENEM a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.

>>Parceria entre Obra Kolping e Emater-PI beneficia agricultores

>>Detran-PI implementa o CRV eletrônico no Piauí

>>Educação autoriza início do ano letivo apenas com aulas remotas

Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que "com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos". 

Mateus Prado, especialista em ENEM, destaca que "se a simuladora for bem feita, utilizando todos os parâmetros necessários, consegue-se chegar a um resultado agora bem parecido com o que o aluno vai ter quando sair a nota oficial do exame".

A TRIEduc diz que na edição anterior do ENEM, de 2019, a calculadora teve erro médio de somente 17 pontos (para mais ou para menos)

Fonte: Mateus Prado ENEM

Próxima notícia

Dê sua opinião: