O humorista Toninho Tornado causou forte indignação e acusação de xenofobia após citar o Piauí de forma depreciativa durante a formação da Roça do reality show "A Fazenda 17", na noite desta terça-feira (2). Ao votar em Dudu Camargo, o humorista afirmou que o jornalista "foi parar no Piauí porque é ruim", gerando reação imediata de internautas.
O humorista relembrou o antigo caso envolvendo o jornalista, acusado de defecar nos camarins do SBT quando trabalhava na emissora e a fala se tornou um dos assuntos mais comentados no X (antigo twitter). Muitos internautas defenderam o estado, criticando o humorista por generalizar e ofender toda a classe jornalística piauiense.
"Dudu ‘cagado’... Manipulador, falso, não consegue nenhum programa, nenhum jornal em São Paulo e foi parar no Piauí porque é ruim.”, disse Toninho, ao vivo no programa.
Diante da repercussão, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) publicou uma nota de repúdio veemente contra a fala, classificando-a como xenofóbica. A nota afirma que o menosprezo pelo mercado piauiense configura "discurso de ódio e à xenofobia", além de ser um ataque à liberdade de imprensa. A entidade lembrou que ofender trabalhadores de um estado da Federação é inaceitável e pode configurar crime, citando a Lei nº 9.459/1997, que enquadra a xenofobia como crime de racismo.
.