Geral

ENTREVISTA

"A janela do mundo se abriu pela educação", diz o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale

Filho de agricultores, o médico encontrou na educação uma forma de mudar a sua realidade e a de muitos outros

Da Redação

Quarta - 22/01/2025 às 13:00



Foto: Piauí Hoje O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, em entrevista ao Podcast do Portal Piauí Hoje
O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, em entrevista ao Podcast do Portal Piauí Hoje

"A janela do mundo se abriu pela educação", disse o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, em entrevista ao Podcast do Portal Piauí Hoje. Natural do Maranhão e piauiense de coração, o médico é prova viva do poder transformador da educação, que o ajudou a alcançar grandes conquistas na área da saúde.

O décimo primeiro de uma prole de 15 filhos de agricultores, Benjamin nasceu no povoado Lagoa do Mato, na zona rural do município de Coelho Neto, no Maranhão, "um lugar que não tinha energia elétrica, não tinha água encanada, mas tinha um riacho para a gente dar uns pulos", como ele descreveu.

Na adolescência, cursou o primário em uma escola na zona rural, localizada em um povoado vizinho. Uma professora chamada Maria de Jesus Alves Nascimento convenceu o pai de Benjamim de que ele tinha um futuro e deveria completar os estudos na cidade. Dos 15 filhos, apenas dois chegaram à universidade.

"Durante o período na escola rural, nós dividimos o nosso tempo entre a escola e a agricultura de subsistência, na roça mesmo. Meus irmãos mais velhos não sabem assinar o nome. Uns são totalmente analfabetos e alguns são analfabetos funcionais. Mas dessa escola primária, só dois alunos chegaram à universidade. Eu que fiz Medicina e meu irmão que fez Administração", conta.

Anos mais tarde, Benjamim Pessoa Vale foi aprovado no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e se especializou em neurocirurgia no Hospital Heliópolis e também em neurorradiologia vascular intervencionista na Universidade de São Paulo (USP).

Com quase 30 anos de trabalho como neurocirurgião, o médico é uma referência nacional no atendimento em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além de médico, ele ainda é escritor e autor de quatro livros sobre crônicas, sendo um deles voltado para o público infantil.

A atuação na área social é outra importante vertente na vida do médico. Ele fundou, em 2006, a Associação Reabilitar, uma entidade social sem fins lucrativos da qual é presidente. Benjamim participou ativamente da concepção e da construção do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí e o Sistema Único de Saúde (SUS). Foi no CEIR que ele implantou os projetos Pense Bem AVC e o Pense Bem Trauma para levar informações preventivas de forma gratuita para a população.

"Eu sempre digo que para você fazer medicina e ser médico, a primeira coisa que você precisa é ser gente. Se você consegue ser gente, você consegue entender o sentimento do outro. Você consegue olhar a sua posição social. Você consegue interagir com aquele paciente, com aquela pessoa. E eu sempre digo e repito, fazer medicina é ter um olhar humano para o amor de alguém", declarou.

A entrevista com o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale vai ao ar nesta sexta-feira (24), às 10h. Acompanhe pelo YouTube do Portal Piauí Hoje.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<