Quarenta municípios do extremo sul piauiense estão em alerta de perigo de chuvas severas até a manhã de terça-feira (3). Segundo a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão de instabilidades atmosféricas com potencial para chuvas intensas com acumulado entre 30 e 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm por dia, associadas a ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h.
De acordo com o monitoramento, o cenário apresenta risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas, especialmente durante os períodos de maior intensidade das precipitações.
Como medida preventiva, a orientação é para que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e estruturas de propaganda, e, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de necessidade, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. O acompanhamento das informações oficiais é fundamental para a adoção de medidas preventivas e para a redução de riscos à população.
Fonte: Semarh