Geral

SUDESTE

Prefeito de Guarujá bebe água do mar após surto de virose

Em um vídeo gravado no último domingo (12), na praia das Pitangueiras, ele aparece bebendo água do mar

Da Redação

Quinta - 16/01/2025 às 09:40



Foto: Reprodução Em janeiro deste ano, o surto de virose no litoral de São Paulo superou 11 mil casos
Em janeiro deste ano, o surto de virose no litoral de São Paulo superou 11 mil casos

O prefeito de Guarujá (SP), Farid Said Madi (Podemos), protagonizou um gesto inusitado para reforçar a segurança dos banhistas na cidade. Em um vídeo gravado no último domingo (12), na praia das Pitangueiras, ele aparece bebendo água do mar e se mergulhando para provar que as praias locais estão limpas. A ação aconteceu em meio a um surto de virose que atingiu mais de 11 mil pessoas no litoral paulista em janeiro, segundo levantamento da CNN.

“Nossas águas estão limpas. Venham para cá. Não percam a oportunidade. Eu vou entrar e mergulhar para mostrar que as nossas praias estão ótimas”, disse o prefeito, incentivando turistas a visitarem a cidade.

Embora o boletim semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) tenha indicado que praias como Perequê e Enseada (no trecho da Avenida Santa Maria) estão impróprias para banho, o mesmo boletim atestou a qualidade da água na praia das Pitangueiras, onde o vídeo foi gravado.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforçou a segurança das praias da região, informando, por meio do Instituto Adolfo Lutz, que não foram encontrados norovírus nas amostras de água potável coletadas em Guarujá e Praia Grande. A divulgação ocorreu na última terça-feira (14).

Além disso, a SES-SP anunciou que realizou reuniões com representantes das vigilâncias epidemiológicas e secretários municipais de saúde dos nove municípios da Baixada Santista para discutir medidas no enfrentamento dos casos de gastroenterocolite aguda.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: