Geral

Piauiense, vaqueiro mais velho do Brasil morre aos 111 anos no semiári

vaqueiro mais velho morre piaui

Quinta - 07/11/2013 às 09:11



Foto: caracolinforma João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902,
João José Dias nasceu no dia 08 de setembro de 1902,
O Piauí perdeu ontem um dos seus filhos ilustres. O vaqueiro João José Dias, considerado o mais velho fdo Brasil, morreu ontem em  Várzea Branca, um município da região de Sãi Raimundo Nonato, aos 111 anos. Ele nasceu no dia 08 de setembro de 1902, segundo o seu registro de nascimento. Segundo ele, é um ano mais velho; é de 1901.

Na então Vila de Jurema, Distrito-Freguesia de São Raimundo Nonato-PI. O município ainda não existia, e quando foi emancipado ele tinha 10 anos de idade. Hoje se situa o município de Várzea Branca-PI.

Como de tradição na região Nordeste, quando jovem tornou-se vaqueiro, sendo um bom vaqueiro. Por volta de 1920. Naquelas eras, ser vaqueiro era sinônimo de status. E ser um bom vaqueiro, mais ainda. João José ganhou fama na região. Atualmente ganhava destaque a sua idade.

De lá para cá, muitas histórias para contar. Prestes a completar 112 anos de idade, continuava na ativa. Muitas secas enfrentadas, muita luta e muito sofrimento. Ele trabalhou na estrada de ferro, há mais de 90 anos.

Segundo seus netos, ele pouco adoecia. Também é inquieto, enérgico. Recusava uma vida sedentária. Construiu uma família enorme. Seguindo aquela tradição das famílias sertanejas, naquelas eras. Famílias numerosas. São 30 filhos. Somando os netos, os bisnetos e os trinetos, são mais de 500 descendentes.
Descanse em paz...

Fonte: caracolinforma

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: