
O piauiense Luis Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, é o mais novo diplomata aprovado para o Itamaraty. Filho de professora, Luis Marcelo foi aprovado na última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), processo seletivo para ingressar na carreira de diplomata.
No X, antigo Twitter, o governador Rafael Fonteles (PT) parabenizou o jovem piauiense pela conquista e desejou muito sucesso.
O jovem é natural de Teresina e filho de Márcia Valéria Gomes Mendes Leite e Marcelo Roger Leite. Luis Marcelo aprendeu a falar inglês, francês e espanhol e passou no concurso para ser diplomata quando tinha 19 anos. O concurso é um dos mais difíceis e concorridos do país, com aproximadamente 9 mil candidatos para 50 vagas.
Luis Marcelo fez o teste da primeira fase no dia 7 de agosto e a segunda fase foi realizada em 27 de outubro. Agora ele está apto a tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, unidade do Ministério das Relações Exteriores que oferta programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa.
O jovem afirmou que estudava 12 horas por dia e teve que renunciar de muita coisa para realizar esta conquista.