Geral

MINERAÇÃO

Piauí projeta extração de mais de 1 milhão de toneladas de minério de ferro em 2025

A expansão da mineração fortalece as exportações do Piauí e consolida o estado no mercado global de minérios

Da Redação

Segunda - 23/12/2024 às 08:12



Foto: CCOM-PI Extração de minério em Piripiri
Extração de minério em Piripiri

A mineração tem ganhado força no Piauí, ocupando cerca de 21% do território do estado. Isso se deve à descoberta de grandes depósitos minerais e à ampliação de projetos de exploração. Em 2024, o estado já exportou mais de 500 mil toneladas de minério de ferro, e a expectativa para 2025 é dobrar esse número, ultrapassando 1 milhão de toneladas.

O superintendente de Mineração e Energias Renováveis, Bruno Casanova Cerullo, destaca que o crescimento da mineração traz benefícios econômicos e sociais, como a criação de empregos, aumento na arrecadação de impostos e desenvolvimento das regiões onde ocorre a exploração.

O Piauí possui uma grande variedade de minerais. O níquel, por exemplo, é encontrado em São João do Piauí e Capitão Gervásio Oliveira, onde o Projeto Santa Fé se concentra. Já o ferro é extraído em Paulistana, Curral Novo do Piauí e Piripiri, com foco na exportação e no mercado interno.

Outros minerais importantes também são explorados no estado. Em Simplício Mendes, o fosfato tem grande potencial para a produção de fertilizantes agrícolas. Gilbués se destaca pela alta qualidade do manganês, enquanto Pedro II é famosa pelas opalas. O calcário, usado na produção de cimento, é explorado em Antônio Almeida e Morro Cabeça no Tempo.

Para 2025, estão previstos novos projetos, como a extração de níquel em São Raimundo Nonato e minério de ferro no norte do estado, a partir de Piripiri até Caxingó. Além disso, o estado também tem potencial para a exploração de gás natural na Bacia do Rio Parnaíba e fósforo para uso agrícola.

O crescimento da mineração tem gerado investimentos em infraestrutura e logística. Projetos como a Ferrovia Transnordestina são fundamentais para o transporte dos minérios, ajudando o estado a se destacar ainda mais no mercado global.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: