Geral

Piauí começa a vacinar e seis pessoas são imunizadas; médico de 75 anos foi o primeiro

A solenidade de lançamento da vacinação ocorreu no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na zona Sul de Teresina

Cintia Lucas

Segunda - 18/01/2021 às 17:54



Foto: Divulgação O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 76 anos, que atua há 45 anos, na da Maternidade Dona Evangelina Rosa foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19
O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 76 anos, que atua há 45 anos, na da Maternidade Dona Evangelina Rosa foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19

O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 76 anos, que atua há 45 anos, na da Maternidade Dona Evangelina Rosa e já realizou em torno de 20 mil partos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19 na tarde desta segunda-feira (18). 

A solenidade de lançamento da vacinação ocorreu no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na zona Sul de Teresina. "Me sinto muito honrado em ser imunizado e convoco todos os piauienses para que sejam imunizados pela vacina", declarou Joaquim Parente. Durante a cerimônia foram  imunizados seis profissionais de saúde que exercem trabalham nas unidades hospitalares que compõem a Rede Estadual.

Os profissionais atuam nos Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa. 

Leia também:

Piauí começa a vacinar e cinco pessoas são imunizadas; médico de 75 anos foi o primeiro

Bolsonaro: Forças Armadas decidem se povo vai viver em uma democracia ou ditadura

A segunda imunizada foi Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos. Ela é técnica de enfermagem e atua há 35 anos na unidade de saúde. A terceira imunizada é Hospital da Polícia Militar, a enfermeira, da ala Covid-19, Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, ela atua há 26 anos na profissão. A enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portela, foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.  A técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas, também recebeu a dose de CoronaVac. 

A médica Amariles Borba, de 77 anos, diretora de Vigilância em Saúde, há 20 anos, foi vacinada contra Covid-19, durante a solenidade na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na tarde de segunda-feira (18). "A médica Amariles Borba é um ícone , está na faixa de idade para vacinar e tem um trabalho sério na luta pela imunização", declarou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque. 

O Piauí recebeu do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. São 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10% para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas. O quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: