Geral

CLIMA

Piauí é segundo em incidência de raios e crise climática agrava problema, alerta climatologista

Um raio caiu sobre uma residência e deixou 7 pessoas feridas. Ao Piauí Hoje.Com o especialista Werton Costa explicou como o fenômeno pode ter ocorrido

Da Redação

Sexta - 03/05/2024 às 15:23



Foto: Divulgação Raios
Raios

O Piauí é o segundo estado do país com maior incidência de descargas elétricas e esses casos tendem a aumentar, segundo o climatologista Werton Costa. Nesta quinta-feira (2), moradores da zona rural de Caraúbas, no norte do Estado, ficaram apavorados depois que um raio atingiu uma residência e deixou 7 pessoas feridas. O especialista explicou ao Piauí Hoje como o evento pode ter ocorrido.

As descargas elétricas, ou raios - termo mais utilizado,  são impulsionados pela presença de umidade, de nuvens, e, sobretudo, do calor. No Piauí, esse fenômeno é mais comum no período que vai de dezembro até abril. Werton explica que o estado é o segundo com maior incidência de raios e que isso tende a aumentar.

"As mudanças climáticas, segundo as pesquisas mais balizadas, têm potencializado a incidência de descargas elétricas, com alto índice de risco de prejuízos materiais, de prejuízos com criações, gado bovino, caprino e até mesmo ameaça a integridade física das pessoas. O Piauí, inclusive, tem uma estatística grande de ocorrências de acidentes envolvendo descargas elétricas", declara.

A descarga mais comum que provoca danos é a que é gerada entre nuvem e solo, formando-se no interior da nuvem em direção ao solo. Por isso que existe a recomendação de segurança de que ninguém, durante a aproximação de um temporal, permaneça em áreas abertas ou descampadas, como praias, clubes, campos de futebol. Mesmo em locais cobertos, não é recomendável estar próximo de varandas e janelas.

"Outro protocolo de segurança clássico para descarga elétrica é o uso de qualquer equipamento, elétrico ou eletrônico, conectado a uma rede elétrica. Isso potencializa a condição de risco", recomenda.

Ontem (2), um caso assustou os moradores de Caraúbas do Piauí, depois que um raio atingiu uma casa na zona rural da cidade e deixou 7 pessoas feridas. Segundo testemunhas, chovia forte e havia 15 pessoas no local, que caíram no chão logo após o estrondo causado pelo raio. Algumas pessoas chegaram a desmaiar e algumas vítimas feridas foram levadas em ambulâncias para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Outras receberam atendimento nos hospitais de Caraúbas do Piauí e Buriti dos Lopes.

Mesmo sendo um caso raro, o especialista diz que não é impossível e explica como o raio pode ter caído na casa.

"Alguns descargas elétricas podem atingir residências e danificar de forma muito intensa toda a instalação elétrica, e mesmo provocar danos a telhados, porque quando há o curto circuito.  Aquilo provoca um aumento da temperatura, e isso é um fenômeno ou um efeito semelhante a uma pequena explosão. Então, às vezes há estilhaços de telhados que caem ou a instalação elétrica toda entra em curto e são riscos adicionais que as pessoas, mesmo estando dentro de imóveis, podem sofrer", afirma.

Ele também recomenda que toda a estrutura elétrica da residência esteja aterrada, conforme as regras de segurança.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: