Geral

ENVENENAMENTO

Padrasto se inspirou em livro nazista para matar família envenenada em Parnaíba

Na casa de Francisco de Assis foram apreendidos diversos livros e revistas sobre nazismo, incluindo um que ensinava métodos letais

Da Redação

Segunda - 03/02/2025 às 10:50



Foto: Reprodução Francisco de Assis tem uma obsessão por ideias nazistas
Francisco de Assis tem uma obsessão por ideias nazistas

Durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (03), o delegado Abimael Silva, responsável pelas investigações sobre a família envenenada em Parnaíba, no litoral do Piauí, disse que o casal Maria dos Aflitos Silva e Francisco de Assis Pereira Costa são os responsáveis pelo envenenamento e morte de oito pessoas. O delegado revelou que Assis é uma pessoa muito inteligente e que tinha profundo desprezo pelos filhos e netos de Maria. Ele também tem uma obsessão por ideais nazistas, o que pode ter o influenciado a cometer os crimes de forma premeditada.

Durantes as buscas na casa de Assis, a polícia encontrou uma coleção de livros e revistas com conteúdo nazista. Dentro de um baú, foi encontrado um livro intitulado "Médicos Malditos", que detalha práticas da SS nazista. Havia alguns trechos grifados relacionados a métodos letais sugerindo matar vítimas com um produto eficaz e sem gosto.

"Aí vem a história de onde foi a inspiração do Assis para escolher um veneno sem gosto. O Assis é uma pessoa muito inteligente, meticulosa, paciente. Nós voltamos a conversar, inclusive, com pessoas que conheciam o Assis da infância, da adolescência, do trabalho. Todo mundo disse a mesma coisa, ele é muito inteligente. Ao contrário da Maria, que é uma pessoa analfabeta, é uma pessoa que não sabe nem a data de nascimento. Ela é uma pessoa completamente oposta nessa questão de conhecimento. Mas os dois casaram perfeitamente na personalidade", disse o delegado Abimael Silva. 

As vítimas foram mortas após ingerirem alimentos contaminados com terbufós, um pesticida de uso agrícola altamente tóxico.

“O que chamou mais atenção com relação a Assis foi a forma como ele grifou os medicamentos e os tipos de venenos que foram utilizados pelos médicos. Tem até um grifo bem específico que para encobrir seus crimes eles utilizavam substância sem gosto e sem cheiro, que era misturado ao alimento das cobaias, o Terbufós, o mesmo que foi utilizado nesses crimes horríveis aqui em Parnaíba", revelou o delegado.

Livro encontrado na casa de Assis / Foto: Imagem ilustrativa

As investigações revelaram que Francisco de Assis tinha ódio e desprezo pelos filhos e netos de Maria. Ele trancava os alimentos da casa em um baú e carregava a chave no pescoço, impondo restrições à família e levando a episódios de fome na casa de Maria.

O delegado disse ainda que Francisco de Assis e Maria foram os únicos a mentir e mudar versões ao longo da investigação, sempre tentando incriminar terceiros. 

Mais informações sobre o caso: Casal confessa assassinatos de familiares envenenados em Parnaíba; polícia detalha o caso

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<